vineri, 2 octombrie 2009

Sou Rio

Pela primeira vez na história das Olímpiadas, uma cidade sul-americana vai sediá-las. Tal fato aumenta a responsabilidade das autoridades que estarão no poder em 2016, para que o evento possa representar um compromisso do Brasil com a competitividade, a prestação de serviço e sobretudo a prática desportiva.
Devemos, em primeiro lugar agradecer a nossa população, que mostrou o seu comprometimento e envolvimento na captação do evento, durante a visita das comissões do COI e na forma com que torceu até o último momento, por nossa candidatura. A presença do rei Juan Carlos e do presidente Obama são exemplos de como o lobby para sediar o evento era grande.
Nossa apresentação foi perfeita: desde o presidente Lula, que foi muito feliz em seu discurso, destacando o legado dos jogos para o país, que é uma das condições essenciais na escolha mas também nas apresentações do governador, do prefeito, do Nuzman e de nossos atletas, com a presença de nosso maior garoto propaganda, que é o Pelé.
Foi fundamental a junção dos três poderes municipal, estadual e federal na feitura do projeto que possibilitou nossa vitória. Vê-se que quando há vontade política, as coisas acontecem em nosso país. Deveríamos transferir para outras áreas como a educação e a saúde, tal empogação, para minimizar os problemas que os mais desfavorecidos vivenciam, sem falar na segurança.
Nossa lição de casa é começar amanhã mesmo a cuidar da cidade maravilhosa, fazendo com que a população carioca entenda a importância econômica do turismo, já que recente pesquisa da UniverCidade e Planet Work mostraram a falta de percepção dos cariocas sobre a possibilidade econômica do turismo mudar suas vidas. Precisamos resolver o problema do trânsito caótico, que se agrava diariamente e que só será resolvido com um metro que sirva a cidade, como um todo, integrado ao sistema de trens e ônibus. Vamos aproveitar a presença de tantos consulados na cidade e fazer um grande evento internacional, com experiências bem sucedidas em outros países, para buscarmos soluções mais rápidas.
É fundamental que a cidade não sofra descontinuidade administrativa na preparação do evento, razão pela qual sugiro criar uma comissão com a presença do poder público e iniciativa privada que possa acompanhar todos os trabalhos e sobretudo exigir o cumprimento de prazos. Estamos nos tornando o grande centro de esportes do mundo, com os jogos panamericanos, os jogos militares, a copa do mundo e agora as Olímpiadas.
Estamos felizes hoje e esperamos que esta felicidade não seja apenas do dia da vitória mas que se faça presente em nossas vidas, diariamente até 2016. O Rio merece ser tratado de forma digna e sobretudo os que aqui moram.....
Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, escritor, consultor e preside o Instituto de Estudos e Pesquisas do Turismo da UniverCidade.