joi, 19 martie 2009

"S.Vicente cria Confraria da Cachupa"

Segundo A Semana online, "A cidade do Mindelo acolhe, a partir desta quinta-feira, 19, a cerimónia do primeiro capítulo da criação da Confraria da Cachupa de S. Vicente. Trata-se de iniciativa da Câmara Municipal que visa internacionalizar o referido prato tradicional cabo-verdiano.
Conforme o programa elaborado, os trabalhos começam às 15 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a recepção dos 20 convidados portugueses, que representam 11 Confrarias daquele pais europeu.
Logo depois, haverá missa de bênção da Confraria de Cachupa, seguida da sua escritura pública, lição de sapiência, entronização dos confrades fundadores, tomada de posse dos órgãos sociais e desfile pela avenida Marginal. O evento prolonga-se até o dia 20, com trocas de receitas e experiências entre pessoas convidadas e restaurantes do Mindelo.
O vereador de Cultura salienta que a Confraria da Cachupa de S. Vicente será uma associação de cariz cultural, cuja principal missão é defender o vasto património gastronómico de Cabo Verde. 'Trata-se de um evento de grande prestígio, que trará a S. Vicente varias confrarias gastronómicas estrangeiras. Isso irá permitir uma incursão no universo da nossa gastronomia, permitindo assim lançar as bases de um estudo mais aprofundado sobre a matéria'.
Humberto Lélis acrescenta que a iniciativa visa preservar a identidade cultural da gastronomia da Cabo Verde e transformar a Cachupa num produto turístico de referência a nível internacional." (As hiperconexões foram acrescentadas)