sâmbătă, 21 martie 2009

Novas Tendências do Turismo e da Hotelaria

A atividade turística tem sido contemplada por novos modelos de gestão, que estão sendo implantados na maior parte dos destinos turísticos e que o Brasil parece desconhecer ou fingir que não são vitais para um efetivo desenvolvimento.
Refiro-me em primeiro lugar a liberação das tarifas internacionais, o que vai permitir uma concorrência real. Não podemos, em hipótese alguma ficar na mão de duas companhias nacionais, sob pena de não incentivarmos novas opções, como a entrada da Azul,que sofreu vários entraves, inclusive por parte de governos estaduais, quando desejou que sua base fosse na cidade maravilhosa. Faz-se necessário também que se incentive os vôos regionais, em locais hoje não alcançados na imensidão do Brasil, através de subsídios governamentais, que existem, por exemplo nos EUA.Vejo também que as chamadas empresas low cost low fare (de baixo custo) não são introduzidas no Brasil, nem tampouco a liberdade do ar, denominada céus abertos, que permitirá que companhias estrangeiras possam fazer vôos domésticos, como ocorre na Europa.
Em segundo lugar, observo que o turismo doméstico ainda não foi devidamente entendido, apesar dos discursos oficiais mostrarem sempre programas, como por exemplo, o Viaja Mais. Sinto a necessidade de um programa voltado para o publico nacional, nos períodos de baixa estação,com descontos de até 50%, já que a ociosidade é grande e seguramente os prestadores de serviços irão encontrar uma nova forma de sobrevivência. A iniciativa privada, que muitas vezes não para de elogiar a atuação publica, por questões que só o coração conhece se ressente de um apoio efetivo, no momento da crise. O receptivo já começa a sentir a redução de fluxos turísticos internacionais, que deverá ser no mundo de 7% em 2009 e chegar a 12% no Brasil. Apesar de todos os esforços louváveis e profissionais da EMBRATUR, nosso market share não aumentou nos últimos 4 anos, embora o governo alegue que hoje o turista é mais qualitativo. A criação dos chamados destinos de excelência deve pressupor um esforço maior em problemas pontuais como imagem violenta, aeroportos ultrapassados na região sudeste ou ainda a prostituição infantil. Não podemos, no entanto esquecer a ação empreendedora da competente Jeanine Pires de monitorar os mercados internacionais, com várias ferramentas de marketing, que dão uma visão real dos mercados emissores.
A hotelaria também deve buscar o novo conceito de experiência cultural, tão bem desenvolvido nos chamados programas de hospedagem domiciliar ou ainda home Exchange. Trata-se da busca de uma fatia do mercado, que não quer encontrar um modelo convencional globalizado mas características intrínsecas daquela localidade. Aliás, nosso ponto forte está sem dúvida alguma na população anfitriã e sobretudo na felicidade, que norteia nosso comportamento…Talvez nossa campanha internacional devesse ter como slogan Hapiness has a name: Brazil. (A Felicidade tem um nome: Brasil) Nas minhas incursões internacionais, vejo como nossa alegria e felicidade fazem a diferença. O Brasil, nomeadamente o Rio precisa de novos hotéis. A idéia do condo hotel será sem dúvida a saída para o atual momento e buscarmos maiores eventos de massa, sem sempre passar por uma crise cíclica, quando há necessidade de captar um grande evento. Alias, as secretarias nos municípios e estados voltadas exclusivamente para os eventos e não um evento pontual, desvinculadas dos órgãos de turismo, que cumprirão suas atividades precípuas de promoção, informação e capacitação continuam sendo uma ótima solução.
Nossos estudos e pesquisas apontam para um 2009 difícil mas que pode se transformar num momento de reflexão, se colocar em prática pequenas ações mercadológicas e sobretudo seguirmos na criação de políticas, para o setor, através de planos de turismo com metas pré-estabelecidas.
O Brasil não pode perder o trem e continuar apenas acreditando que é o maior destino turístico da America do Sul etc. etc.

Bayard Do Coutto Boiteux é coordenador geral do curso de Turismo da UniverCidade e presidente do site Consultoria em Turismo.(www.bayardboiteux.pro.br)