miercuri, 8 iulie 2009

"TAAG deve receber 'luz verde' para voar na Europa na quinta-feira "

Segundo o Opção Turismo, "A companhia aérea angolana TAAG deverá esta quinta-feira voltar a ser autorizada a voar na União Europeia, espaço de onde estava banida desde Julho de 2007 por a sua frota evidenciar 'sérias deficiências' a nível de segurança.
Na semana passada o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) português informou que o Comité de Segurança da Comissão Europeia vai recomendar que a companhia aérea angolana possa retomar os voos entre Luanda e Lisboa.
O colégio de comissários, que irá reunir brevemente, ao aceitar esta recomendação vai permitir à TAAG, companhia aérea angolana, retomar as operações entre Luanda e Lisboa, comprometendo-se o INAC a fazer inspecções às aeronaves que irão operar os voos nesta rota, referiu na altura o organismo português.
O INAC terá ainda de apresentar relatórios ao Comité de Segurança da Comissão Europeia, 'tendo em vista a futura retirada de todas as companhias aéreas angolanas da chamada 'Lista Negra'', adianta.
A recomendação surge dois anos depois (Julho de 2007) da entrada da TAAG na 'lista negra' do espaço aéreo europeu, por falta de condições de segurança nas operações. Na altura em que foi banida, a TAAG efectuava seis voos semanais entre Lisboa e Luanda.
A entrada da TAAG na 'lista negra' da UE aconteceu pouco depois de a empresa ter adquirido três modernos Boeing 777 para a sua frota destinados essencialmente aos voos das rotas europeias." (As hiperconexões foram acrescentadas)