vineri, 17 iulie 2009

Ataques a hotéis de luxo matam 9 na Indonésia

Duas explosões que atingiram dois hotéis de luxo de cadeias americanas em Jacarta, capital da Indonésia, deixaram nove mortos e ao menos 52 pessoas feridas nesta sexta-feira. A polícia, que investiga os atentados, desativou uma terceira bomba horas após as primeiras explosões.
Apesar de nenhum grupo extremista assumir a autoria dos atentados, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono afirmou que vai prender os responsáveis. "Esta ação foi cometida por um grupo terrorista, mas é cedo para dizer se é a mesma organização [que realizou os atentados dos últimos anos]", afirmou, em discurso transmitido pela TV.
Ele se referia ao grupo Jemaah Islamiyah, ligado à Al Qaeda e com histórico de ataques terroristas no país. Um dos hotéis atingidos, o Marriott, já havia sido alvo de um atentado em 2003, quando um homem-bomba matou 14 pessoas.
O mesmo grupo fora responsabilizado ainda pelo atentado ocorrido um ano antes na ilha indonésia de Bali, que deixou 202 mortos. Entre as vítimas estavam vários estrangeiros, entre eles o sargento brasileiro Marco Antônio Farias, da força de paz brasileira no Timor Leste.
Os idealizadores dos ataques de Bali foram fuzilados em 2008, em meio à repressão implacável do governo de Yudhoyono contra religiosos radicais. Nos últimos anos, a Indonésia vivia um clima de relativa calma. O último atentado com mortes ocorreu em 2005 e matou 20 pessoas.

Atentados
Aparentemente coordenados, os ataques ocorreram durante a manhã. As explosões atingiram o restaurante do Marriott e o porão do Ritz-Carlton, que ficam no luxuoso bairro Kinigan e estavam cheios de turistas e empresários estrangeiros, a maior parte deles australianos e europeus.
O primeiro atingido foi o Marriot, às 7h50 (21h50 de quinta-feira em Brasília). O hotel ficou com sua fachada parcialmente destruída. Testemunhas afirmam ter ouvido uma forte explosão que destruiu vidros de janelas num raio de dezenas de metros. "Algumas janelas do prédio do Ritz-Carlton foram estilhaçadas, principalmente na parte de baixo. Estou olhando para ele do meu escritório", disse Myra Junor, que trabalha em um prédio vizinho. "Houve uma explosão e o prédio balançou", afirmou o turista Don Hammer, que estava hospedado no Marriott.
Segundo relatos, a segunda explosão ocorreu cinco minutos depois e destruiu parte da fechada do hotel Ritz Carlton, onde o time de futebol do Manchester United se hospedaria neste sábado antes de um jogo amistoso contra uma equipe local.
Nos dois hotéis houve cenas de pânico e desespero, com hóspedes e funcionários ensanguentados e sobreviventes gritando por socorro. Os dois locais foram completamente interditados e a polícia ainda procurava por sobreviventes ou mais vítimas na tarde desta sexta (hora local).
Horas depois a polícia indonésia desativou uma bomba escondida em um quarto do hotel Marriott que estava pronta para ser detonada e que foi descoberta por agentes da brigada antiterrorista em um quarto do 18º andar. A polícia informou que o local era supostamente utilizado como base dos terroristas.