Pesquisa desenvolvida pelo Ipetur - Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, única no país auditada e certificada pela OMT, e pela Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work de 20 de dezembro de 2008 a 06 de janeiro de 2009, com 600 turistas, revela o perfil do cruzeirista internacional que visita o Rio
Coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola e coordenador do curso de Turismo, contou com o apoio de 30 alunos de Turismo e foi auditada pelo Ciret - Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix em Provence. A margem de erro é de 3,5%.
Seguem os resultados:
Sexo: 42% mulheres / 58% homens
Forma da Viagem: 25% vieram ao Rio por conta própria / 75% compraram o cruzeiro numa agência
Procedência: 32% norte-americanos / 18% alemães / 12% franceses / 10% britânicos / 9% italianos / 7% japoneses / 5% canadenses / 4% argentinos / 3% espanhóis
Principais Atrativos Turísticos Visitados: 45% Corcovado / 30% Pão de Açúcar / 15% Floresta da Tijuca / 5% Jardim Botânico / 5% cidade do Samba
Intenção de Voltar ao Rio: 95% manifestam a vontade de voltar / 5% não pretendem voltar
Pontos Negativos: 40% instalações portuárias / 25% taxis / 20% informação turística / 5% vendedores ambulantes
Pontos Positivos: 35% população anfitriã / 25% natureza exuberante / 20% preços competitivos / 15% gastronomia /15% limpeza da cidade
Permanência na cidade: 1 ou 2 dias – 85% / 3 a 5 dias-10% / mais de 6 dias – 5%
Gasto por dia em US$: 50 a 70 – 30% / 75 a 120 – 35% / 125 a 170 – 25% / 180 a 250 – 10%
Nível de Escolaridade: 20% fundamental / 35% médio / 45% superior
Faixa Etária: 18 a 25 anos – 16% / 26 a 38 -20% / 39 a 55 – 19% / 56 a 75 – 26% / mais de 76 anos – 20%
Forma de Viagem: 65% viajam com a família / 25% com amigos /10% sozinhos
80% vieram ao Rio pela primeira vez / 15% vieram ao Rio pela segunda vez / 5% vieram ao Rio mais de 3 vezes
Coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola e coordenador do curso de Turismo, contou com o apoio de 30 alunos de Turismo e foi auditada pelo Ciret - Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix em Provence. A margem de erro é de 3,5%.
Seguem os resultados:
Sexo: 42% mulheres / 58% homens
Forma da Viagem: 25% vieram ao Rio por conta própria / 75% compraram o cruzeiro numa agência
Procedência: 32% norte-americanos / 18% alemães / 12% franceses / 10% britânicos / 9% italianos / 7% japoneses / 5% canadenses / 4% argentinos / 3% espanhóis
Principais Atrativos Turísticos Visitados: 45% Corcovado / 30% Pão de Açúcar / 15% Floresta da Tijuca / 5% Jardim Botânico / 5% cidade do Samba
Intenção de Voltar ao Rio: 95% manifestam a vontade de voltar / 5% não pretendem voltar
Pontos Negativos: 40% instalações portuárias / 25% taxis / 20% informação turística / 5% vendedores ambulantes
Pontos Positivos: 35% população anfitriã / 25% natureza exuberante / 20% preços competitivos / 15% gastronomia /15% limpeza da cidade
Permanência na cidade: 1 ou 2 dias – 85% / 3 a 5 dias-10% / mais de 6 dias – 5%
Gasto por dia em US$: 50 a 70 – 30% / 75 a 120 – 35% / 125 a 170 – 25% / 180 a 250 – 10%
Nível de Escolaridade: 20% fundamental / 35% médio / 45% superior
Faixa Etária: 18 a 25 anos – 16% / 26 a 38 -20% / 39 a 55 – 19% / 56 a 75 – 26% / mais de 76 anos – 20%
Forma de Viagem: 65% viajam com a família / 25% com amigos /10% sozinhos
80% vieram ao Rio pela primeira vez / 15% vieram ao Rio pela segunda vez / 5% vieram ao Rio mais de 3 vezes