miercuri, 8 aprilie 2015

SEA - CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO MILÃO LINATE ALVO DE PESADA MULTA APLICADA PELA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA ITALIANA


A sanção de 3,365 milhões , aplicada pela autoridade da concorrência italiana à sociedade SEA - Società Esercizi Aeroportuali S.p.A., por abuso de posição dominante, de harmonia com o art.º 102º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, deve ser paga nos próximos trinta dias.

A investigação teve por base o processo de liquidação da empresa Società Acqua Pia Antica Marcia (SAPAM), que detinha uma participação de 98,3% em duas empresas - ATA Ali Trasporti Aerei e ATA Ali Servizi - as quais operavam como subconcessionárias do aeroporto de Linate.

A SEA actuando como o único gestor da infra-estrutura do aeroporto de Milão - Linate,  a qual havia firmado sub-concessão com as empresas ATA, prejudicou fortemente o processo de venda das participações sociais, impedindo a entrada de CEDICOR - uma holding uruguaia pertencente à família Eurnekian -, que desenvolve actividade de gestão operacional comercial de aeroportos, fuelling, carga e outros serviços associados, presente em 49 aeroportos.

A SEA adoptou três diferentes tipos de comportamento. Em primeiro lugar, tentou anular a venda das participações sociais, alegando falta de informação e vários vícios de forma, questionando a condução do processo de liquidação judicial. Em segundo lugar, quando tomou conhecimento da adjudicação à CEDICOR, que tinha apresentado a melhor proposta - 25% superior à oferta da SEA -  resolveu o contrato de subconcessão com a ATA, alegadamente por esta não ter realizado obras que figuravam no contrato. Com tais dificuldades e dúvidas no âmbito do processo de liquidação judicial da SAPAM, a SEA acabou apor adquirir as subconcessionárias ATA, fazendo uma nova oferta superior à da CEDICOR.


A autoridade da concorrência italiana entendeu tratar-se de um abuso muito grave, que alterou de forma irrevogável a concorrência no mercado da gestão de infra-estruturas aeroportuárias, impedindo a entrada de um concorrente bastante eficiente e capaz de oferecer um serviço de alta qualidade.