A oferta mais completa, transparente e neutral de voos das diferentes companhias de que os consumidores podem beneficiar é a que decorre dos GDS. Se no passado se goraram as diferentes tentativas de distribuição directa, a nova plataforma de distribuição da IATA (NDC), associada à iniciativa da Lufthansa de penalizar o canal GDS, constitui um dado novo muito importante.
Em 2
de Junho último, a Lufthansa anunciou
que as reservas de voos do seu grupo através de GDS estarão, a partir de 1 de
Setembro, sujeitas a um acréscimo de 16€. Para evitar este encargo, as reservas
das agências de viagens deverão realizar-se directamente no site da companhia.
É, no fundo, retomar o modelo direct connect,
que a American Airlines tentou sem sucesso implementar em 2011, condicionando as
agências de viagens a reservarem no seu site, sob pena de pagarem entre 12 e 26€
quando utilizassem os GDS.Não se trata, porém, de uma iniciativa inédita da Lufthansa, porquanto em 2008, com a atenção expectante doutras companhias aéreas, como sucede agora com Air France-KLM e British/Iberia a companhia avançou com uma acção semelhante, embora mais limitada geograficamente, no período que antecedeu a renovação do contrato com o GDS. Cobrava então 4,9€ por segmento (9,8€ numa viagem de ida e volta) às agências alemãs, austríacas e suíças, enquanto as reservas directas eram gratuitas, tendo desaparecido tal pressão negocial quando o GDS diminuiu o preço.
Três anos antes, ou seja, em 2005, a
companhia foi uma grande entusiasta dos GDS New Entrants (GNEs),
também designados por GDS low cost, um
modelo que despontou nos Estados Unidos, mas que teve uma existência efémera.
Voltando
à decisão de 2 de Junho, tomada sem qualquer prévia auscultação das agências de
viagens, as quais representam uma parte significativa das vendas da companhia
aérea, sobretudo na Alemanha e Áustria (onde a decisão assume contornos
específicos, ou seja, de um eventual abuso
de posição dominante por parte da Lufthansa) a mesma desencadeou fortes
reacções adversas por essa Europa fora. Existe a consciência que se o grupo
alemão lograr os seus intentos, outras companhias lhe seguirão o exemplo, como
se constatou num recente meeting da
IATA em Miami.
Num alargado
conjunto de reacções destacam-se os reivindicativos gauleses, que certamente em
razão da sua insubmissão desfrutam do excepcional estatuto de pagarem o BSP a
30 dias, propuseram abertamente um boicote
de vendas ao grupo alemão, de que ainda não se conhecem os resultados, mas
cuja aparente ilicitude poderá ser excluída pela figura da acção directa, uma causa de justificação geral que se projecta
igualmente no domínio concorrencial.
Com
efeito, a decisão afecta, para além dos
GDS, os agentes de viagens que terão de consultar várias plataformas para
economizar 16€, vendo o seu trabalho multiplicar-se e perderem a remuneração
decorrente dos segmentos produzidos. Ao eficiente e tecnicamente amistoso canal
GDS que, de forma neutral, liga as companhias aéreas aos agentes de viagens,
sucederia uma complexa relação multicanal
em que teriam de procurar no site das diferentes transportadoras de molde obterem
uma visão tendencialmente aproximada, mas dificilmente exaustiva, da oferta
existente.
Estou
convencido que uma análise mais fina desta problemática, apontará sobretudo para
um maior impacto ao nível dos consumidores,
que deixam de beneficiar de um conhecimento
exaustivo e fidedigno dos voos existentes para determinado destino e
sobretudo da neutralidade dessa
informação. A informação tendencialmente exaustiva de que o consumidor
necessita é possível numa OTA (que se alimenta principalmente nos GDS), só que
o alinhamento das transportadoras já não é neutral, porquanto a posição que as companhias
aéreas figuram no écran está associada à remuneração que atribuem.
Uma das
adversidades que a companhia terá de enfrentar respeita à desigualdade de preços para o mesmo voo no seu site e no GDS . Ou
seja, se o preço é de 500€ no site da Lufthansa, terá de figurar 516€ no GDS
[art.º 23º do Regulamento (CE) Nº 1008/2008]. Uma interrogação e simultaneamente
uma perplexidade: não será esta estratégia prejudicial para a própria companhia,
sobretudo nos destinos onde a concorrência de outras transportadoras seja
significativa? Naturalmente que para obviar a esta situação de menor
competitividade, os 16€ não podem surgir apenas no momento da reserva. Basta lembrar, entre outras, a sanção de 170 000 € imposta pela autoridade
da concorrência italiana à Ryanair pela circunstância de o preço de uma viagem
de ida ser superior em 7,14€ ao anunciado, considerando-se reprovável que tal
condicionalismo fosse revelado pela companhia apenas no momento da reserva e como tal insuficiente para evidenciar ao consumidor as limitações a
que a oferta estava sujeita.
Actualmente
a oferta mais completa, transparente e neutral de voos das diferentes
companhias que os consumidores podem beneficiar é a que decorre dos GDS. Ao
invés, o direct connect induz menor transparência, gera fragmentação e ineficiência na cadeia de
distribuição das viagens, contribuindo para o aumento das tarifas.
Para
além de ter um impacto negativo nas opções dos consumidores, a decisão da
companhia aérea de agravar
artificialmente os preços num dos canais de venda, através da imposição de um
suplemento de 16€, é ilegal do ponto de vista do direito europeu da
concorrência.
Uma
das grandes incógnitas reside no NDC (New Distribution Capability), um sistema de distribuição
directa e global sob a égide da IATA, que a Lufthansa é uma das primeiras
companhias europeias a testar. Não é crível que o sistema, pelo menos nesta
fase, tenha as potencialidades técnicas dos GDS, seria mesmo estranho em razão
dos elevadíssimos investimentos que requeridos por estes últimos. No entanto,
escasseia a informação sobre o novo sistema, não existindo sequer um
representante europeu no grupo de trabalho inicial que acautele as
especificidades do velho continente.
Sendo
certo que no passado as tentativas de exclusão dos GDS se goraram pelas
fragilidades da distribuição directa, existe agora um dado novo que é a plataforma
de distribuição da IATA prestes a ver a luz do dia. Admitindo-se,
embora com fortes dúvidas e para desenvolvimento de raciocínio, que o B2B da
Lufthansa destinado às reservas dos agentes de viagens para não pagarem 16€
exiba, no exemplo acima referido, o valor de 500€ para determinado voo, já o
NDC da IATA terá de apresentar de apresentar
516€ (está sujeito à neutralidade e demais regras dos GDS, constantes do
Regulamento nº 80/2009).
Numa
matéria tão complexa e cheia de variáveis quem arrisca um prognóstico?
PS: A propósito de GDSs, uma palavra de
reconhecimento para a muito meritória actuação de Miguel Quintas, no momento em
que cessa as suas funções na Amadeus Portugal. Apoiado na sua coesa e motivada equipa,
introduziu uma dinâmica de crescimento, ficando também associado à atenuação de
questionáveis bloqueios associativos.
Carlos
Torres, Publituris de 26 de Junho de 2015.