marți, 23 decembrie 2014

REPUTAÇÃO ONLINE DE HOTÉIS – AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA ITALIANA MULTA TRIPADVISOR EM 500 000€



A denominada e-reputação dos hotéis é actualmente um dos aspectos de maior discussão pela grande influência nas decisões dos consumidores e pela concorrência desleal que introduz nas empresas, avultando aspectos como a falta de controlo sobre os comentários realizados em sites. Conhecem-se casos de manifesto exagero dos utentes na apreciação negativa dos estabelecimentos, outros de falsidade nos comentários estimulados por concorrentes e até de chantagem para obtenção de serviços gratuitos.

Quando em Maio deste ano, a autoridade italiana da concorrência e do mercado anunciou uma investigação contra a TripAdvisor por práticas comerciais desleais, criou-se uma enorme expectativa, designadamente sobre se a empresa tem de adoptar medidas adequadas para prevenir e limitar o risco de postagem de comentários falsos, controlando a fiabilidade da informação e os procedimentos de registo.

A decisão investigatória da autoridade italiana foi despoletada pelas inúmeras queixas recebidas de consumidores e entidades exploradoras de hotéis e restaurantes.

De harmonia com a decisão hoje conhecida, a TripAdvisor incorreu em práticas comerciais desleais, tendo de pagar 500.000€, porquanto na divulgação de suas actividades enfatiza a autenticidade e genuinidade  comentários, induzindo assim os consumidores a acreditar que as informações que figuram no seu site são fiáveis e o resultado de experiências autênticas.

De harmonia com a autoridade italiana a conduta da TripAdvisor viola vários artigos do Código do Consumidor criando a probabilidade de enganar um número significativo de consumidores sobre a natureza e características principais do produto turístico, alterarando o seu comportamento económico.

Nos próximos 90 dias a TripAdvisor terá de comunicar as medidas tomadas para respeitar a proibição de propagação e manutenção de práticas comerciais desleais, dispondo de um prazo mais reduzido para o pagamento da multa.

Dada a importância do tema, o Fórum Turismo 2.1 acompanhará a sua evolução.



Turisver online, de 23 de Dezembro de 2014