joi, 12 aprilie 2012

A Romênia,como produto turístico


A Romênia, como produto turístico.

Bayard Do Coutto Boiteux



Pouca conhecida dos brasileiros, a Romênia é sem dúvida alguma um grande produto turístico, mormente as cidades de Bucareste e Brasov. Embora o romeno seja de origem latina,trata-se de um dos idiomas mais difíceis e apenas entendemos algumas palavras.O país passou por sucessivas mudanças mas o período do líder comunista de Nicolae Ceausescu  está presente em cada esquina e nas mentes dos nacionais.

Minha recente viagem àquele país me fez acreditar que Bucareste é a pequena Paris. Não apenas pelo arco do Triunfo ou ainda o centro histórico mas pelos prédios e parques que dão um ar bem parisiense a uma cidade com ótimo transporte público mas péssima sinalização.Um turista estrangeiro que quiser descobrir o país,por conta própria terá um pouco de dificuldade mas ficará encantado pela qualidade dos serviços e sobretudo pelos preços muito competitivos.O lei é ainda bastante desvalorizado em relação ao euro.Só para uma ideia,o taxi tem uma bandeirada de 35 centavos de euro e o metro/bonde custam 25 centavos da mesma moeda.Assistir um concerto no bonito Athenium com excelente acústica custa em média 7 euros.Verificamos que além do potencial turístico,o câmbio é um outro fator que atrai.Por outro lado,o Palácio do Povo não pode ser perdido.Hoje,sede do Parlamento  é um exemplo do estilo personalista do ex presidente e sua mulher Elena,também considerada uma grande revolucionária,feito todo de mármore com algumas incrustações em ouro,no teto de alguns salões.

Além de Bucareste, que tem uma gama de hotéis, restaurantes para os diversos segmentos e padrões econômicos, uma ida a Brasov deixará o turista encantado, pela proximidade com Bran, onde está o famoso Castelo, que através de uma legenda passou a ser considerado de Drácula, embora ele nunca tenha vivido naquela localidade da Transilvânia. É em Brasov Poiana,que está uma das estações de esqui mais bem estruturadas do país,local de lazer dos romenos e de turistas .Imaginem que tal descoberta,usando o trem não custará mais do que 20 euros.

Sente-se, no entanto, um grande desânimo nos moradores pela situação econômica, carestia de vida e dificuldade de emprego. Uma grande parte brinda a democracia mas sente falta das conquistas da época de Ceausescu,como habitação,emprego e alimentação com preços reduzidos.Hoje,com um salário mínimo de 150 euros ,o romeno passa por grandes dificuldades e busca na imigração,uma forma de melhoria da qualidade de vida.Anualmente,um contingente expressivo deixa o país para buscar outras opções de empregabilidade,embora manifeste o desejo de voltar posteriormente.Ouvi comentários que diziam  quase sempre:”antes não tínhamos muito o que comprar e hoje não temos dinheiro para a sociedade de consumo implantada”



A Romênia precisa ser descoberta pelos brasileiros, havendo necessidade de maior promoção do destino em nosso país ,embora  a dotação orçamentária do Ministério de Turismo romeno l não é das maiores.Tenho certeza que aqueles que se deslocarem para aquele país,voltarão com a mente renovada e o coração aberto,para emoções de encantamento,beleza e mito.



Bayard Do Coutto boiteux é professor, escritor, coordena o curso de Turismo da UniverCidade e preside o site Consultoria em Turismo.(www.bayardboiteux.com.br)