vineri, 5 noiembrie 2010

O Brasil,os cruzeiros maritimos e o turismo

O Brasil, os cruzeiros e o turismo
Bayard Do Coutto Boiteux
Podemos citar o ano de 1996,quando foi feita uma emenda a Constituição federal,que permitiu a cabotagem no Brasil, o início real dos cruzeiros marítimos em nosso país, numa forma mais abrangente e talvez mais popular. Cabe,no entanto lembrar,que data do verão de 1962,as primeiras grandes incursões de navios vindos da Europa,em nosso país.
Hoje, o Brasil completa um grande ciclo de viagens marítimas pela Costa brasileira, que foram se popularizando, se tornando extremamente competitivas e inclusive gerando problemas com os resorts, que se viram esvaziados e que tiveram que buscar novas formas de sobrevivência.
A temporada 2010/2011 trará ao Brasil 20 navios,dois a mais do que na temporada anterior,que vão movimentar 884 mil cruzeiristas,que poderão participar de 400 roteiros,percorrendo mais de 21 cidades do litoral brasileiro até maio do ano que vem.Chegam a nosso país com uma política voltada para reduzir ao máximo os impactos ambientais,baseados nas convenções Solas e Marpol,que além de transformar água salgada em água potável,desenvolvem programas de tratamento do lixo e programas ambientais próprios.É a preocupação social em tempos de aquecimento global,.com economia de energia e lâmpada led e revestimentos de cascos ecológicos.Segundo também a Abremar,importante associação que congrega os três maiores armadores,que são a Royal Caribbean,a MSC e a Costa,foram gerados 3955 empregos a bordo e 530 nos portos,totalizando 40 mil empregos diretos e indiretos,no ano passado.
É bom lembrar que a oferta mundial é de 200 navios, que irá atingir 219 em 2012 e que leva uma população de 14 milhões de hospedes por ano em seus navios. A gestão de um cruzeiro é muito parecida com a de um hotel,com seus departamento de alimentos e bebidas,entretenimento,governança,recepção,além de toda a parte técnica de condução dos navios,onde infelizmente nossas taxas portuárias estão entre as mais caras do mundo,obrigando por exemplo a MSC a cancelar um de seus navios em 2011/2012 e transferi-lo para Dubai,onde o governo local ofereceu condições extremamente diferenciadas.
Os cruzeiros cresceram 2563./. nos últimos dez anos, em nosso país. É só pensar que na temporada200/2001 eram apenas 27 000 cruzeiristas,que em 23009/2010,chegaram a 720.621 passageiros.Os cruzeiros que variam de 3 a 10 dias,apresentam uma diária média de usd 140,00,dependendo da localização da cabine,incluindo 5 refeições,entretenimento,hospedagem,cassino e free shopping,para citar apenas algumas atividades.As saídas foram também se adequando ao perfil dos brasileiros,com restaurantes 24 horas,já que os horários são bem rígidos e contratando um grande número de tripulantes brasileiros,o que facilita não só a comunicação mas sobretudo as expectativas.
Por outro lado, deveremos receber na temporada 127.740 mil turistas estrangeiros em cruzeiros que ainda vão encontrar uma estrutura bem deficiente sobretudo no Porto do Rio.Santos,por exemplo avançou muito,inclusive na burocracia,permitindo,por exemplo mais agilidade na realização de almoços e jantares,para que integrantes do chamado trade turístico,composto por agências e operadoras possam conhecer as instalações e assim vender melhor os navios.
Também poderão ter papel preponderante, nos próximos grandes eventos esportivos que se anunciam no Rio, como ocorreu em Sidney em 2000 e em Atenas em 2004. A oferta hoteleira exigida pela FIFA é de um terço da capacidade do estádio e num país que cada vez recebe menos turistas estrangeiros,não é muito recomendada a construção desenfreada de hotéis,que acabam ficando ociosos. Sinceramente, seria melhor termos navios aqui... Lembramos que a tripulação é altamente qualificada e que o ambiente é extremamente seguro,com técnicas de supervisão desenvolvidas nos mais diversos países.
Hoje, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking da CLIA, a Cruise Line International Association, que tem como maiores destinos os Estados Unidos e a Inglaterra. Quase que 90./. das vendas é feita por agências de viagens, que inclusive construíram sistemas de capacitação e venda on line para os agentes de viagens. Os novos navios que chegam ao Brasil tem grandes novidades como piscinas de ondas,uma nova primeira classe com mordomos e piscina privada,musicais da Broadway,rinques de patinação,cinemas 4 d com preços que variam de 300 a 6000 dólares,que podem ser parcelados em até 10 vezes,com várias promoções de gratuidade para o segundo ou o terço passageiro ou ainda as crianças.
Enfim, uma ótima opção de lazer, que beneficia as economias locais, onde os navios param. Búzios é um exemplo concreto no Estado do Rio.além de Cabo Frio e da própria cidade do Rio.Precisamos apenas nos preocupar mais com a melhoria da infra-estrutura dos portos,da emissão dos vistos para tripulantes no exterior e entender que o crescimento ordenado precisa de uma política efetiva de turismo marítimo,que o Brasil ainda não tem...

Bayard Do Coutto Boiteux é diretor da faculdade de Turismo da UniverCidade e preside o Site Consultoria em Turismo(WWW.bayardboiteux.pro.br)