joi, 11 noiembrie 2010

Chega do passado! É hora de abrir os olhos...

Prezados leitores do Lexturistica Nova,


O desenvolvimento do turismo ensejará "salgar" o passado, para que nada macule os esforços em pról do desenvolvimento da atividade. Para tanto, óbvio constatar, é preciso conhecer o que ocorreu em nosso Brasil em matéria de turismo, entender o por quê das escolhas adotadas ao longo das décadas e compreender os erros passados. Eis o momento do SAL...

Já sabemos, na esfera normativa, as fases da legislação turística brasileira e a impossibilidade atual de um Direito do turismo no Brasil... ao menos na visão positivista jurídica (KELSEN, HART, BOBBIO e demais inclusos). É preciso buscar, URGENTEMENTE, mas sem atropelos, COM PROFISSIONALISMO (técnica + política + realidade + atualidade), uma regulamentação que contribua para o desenvolvimento da atividade turística brasileira... ainda mais neste momento em que angariamos 2 eventos de escala global... oras... sejamos profissionais... para que a ressaca do pós organização de COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS não seja um fel em nossas bocas.

Profissionais do turismo... TODOS... atenção! Não existe espaço para discussões etéreas sobre quem tem ou quem não tem competência para realizar/prestar determinado tipo de serviço turístico. É preciso compreender onde cada player se encaixa, para que possamos jogar...

O único pedido que faço:

RESPEITEM a Constituição Federal e o princípio FUNDAMENTAL da legalidade. Chega de mandos e desmandos por meio de atos administrativos "arbitrários", facilmente derrubados judicialmente.

Com essa reflexão, convido todos para minha exposição no I Congresso Brasileiro de Turismólogos, que terá vez em Belo Horizonte, entre os dias 12 a 15 de Novembro de 2010.

Maiores informações: http://www.turismologos.org.br/