miercuri, 16 decembrie 2009

Quem é o turista português que visita o Rio?

Os cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, com o apoio da Fundação Cesgranrio e da Planet Work realizaram de 12 de Novembro a 11 de Dezembro de 2009, uma pesquisa com 600 turistas portugueses, para obter o perfil daquele consumidor. A pesquisa foi coordenada pelo professores Bayard Boiteux e Maurício Werner e contou com a participação de 40 alunos dos referidos cursos. A pesquisa foi auditada e certificada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo e da Hotelaria da UniverCidade e a margem de erro é 3,4%.
Para Bayard Boiteux, diretor dos cursos de turismo e hotelaria da UniverCidade, Portugal é hoje o principal mercado emissor europeu para o Rio e para o Brasil e deve ser tratado com prioridade. Ele salienta que o Brasil e o Rio devem muito a TAP, que conseguiu aumentar o fluxo de turistas com o maior número de vôos para o Brasil, de uma companhia estrangeira e sobretudo nos socorrer no momento da crise da Varig. Teremos uma dívida eterna com a TAP, e temos que agradecer a gestão dos engenheiros Fernando Pinto e Luiz Mor.
Abaixo,elencamos os resultados da pesquisa,que deverá servir como um indicador para as ações promocionais em Portugal, afirma Mauricio Werner,diretor da Planet Work, que enfatiza que a presença do Brasil na BTL, em Lisboa, tem que ser mais expressiva.

Gênero: 52% homens / 48% mulheres
Grau de instrução: 25% nível fundamental / 35% nível médio / 40% nível superior
Idade: de 18 a 25 anos – 23% / de 26 a 35 anos – 32% / de 36 a 48 anos – 18% / de 49 a 60 anos – 16% / mais de 61 – 11%
Pontos positivos: 40% Praias / 30% População amistosa /20% Preços / 10% Prestação de serviços
Pontos negativos: 35% Segurança / 30% Táxis / 20% Mendicância / 10% Informação Turística / 5% limpeza
Freqüência da visita ao Rio: 40% vieram ao Rio pela primeira vez / 35% já vieram ao Rio pelo menos uma vez / 20% já vieram ao Rio mais de duas vezes / 5% já vieram mais de três vezes
Intenção de voltar ao Rio: Pretendem voltar – 90% / Não voltariam – 110%
Permanência média no Rio: 2 a 4 dias – 40% / 5 a 7 dias – 30% / Mais de 7 dias – 30%
Atrativo turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 50% Corcovado / 30% Pão de Açúcar / 20% Praias
Organização da viagem: 70% Por conta própria / 30% Através de agências de viagens
Transporte utilizado para chegar ao Rio: 100% Aéreo
Hábito de viajar: Com a família – 45% / Com amigos – 40% / Sozinho – 15%
Procedência dos Turistas: 45% Norte de Portugal / 35% Sul de Portugal / 20% Outras regiões de Portugal
Forma de hospedagem: 45% Hotéis / 30% Casa de familiares/amigos / 20% Aluguel de apartamentos / 5% Hospedagem domiciliar
Gasto médio por dia (em USD): 80 a 120 – 35% / 130 a 190 – 40% / 200 a 250 – 20% / Mais de 250 – 5%
Outras cidades visitadas durante a permanência no Brasil: 30% Búzios / 25% Porto de Galinhas / 20% Niterói / 15% Petrópolis / 10% Paraty / 5% Salvador
Portão de entrada no Brasil: 70% Rio de Janeiro / 20% Recife / 10% Salvador