vineri, 16 februarie 2007

"Segurança: Impacto no Turismo debatido em Portimão"

Como relata a jornalista Ana Palma na edição de hoje do Correio da Manhã, "O Algarve 'é o alvo preferencial' de um ataque do terrorismo islâmico em Portugal – disse ontem em Portimão o director nacional adjunto da Polícia Judiciária, Teófilo Santigo, que tem a cargo a Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB).
Teófilo Santiago, que falava numa conferência sobre 'Globalização e Segurança – Impacto no Turismo', promovida pela Associação Sindical dos Funcionários da Investigação Criminal da PJ (ASFIC), esclareceu que tal se deve à 'forte componente turística' da região.
Posição idêntica foi manifestada pelo presidente da ASFIC, Carlos Anjos, para quem o facto de o Algarve 'ter um grande afluxo turístico e uma população altamente flutuante permite a um terrorista passar facilmente despercebido'. Além disso, referiu ao CM, 'é uma zona de grande diversidade cultural, com muitos residentes estrangeiros (alguns dos quais vivem até em comunidades alternativas, na serra)' e onde se tem registado um 'grande boom urbanístico'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.