luni, 26 februarie 2007

"E se lhe oferecessem uma viagem ao Espaço?"

Nos termos de um artigo da jornalista Sara Marques, publicado no PortugalDiário, "Passar férias no Espaço pode ser o sonho de muitos, mas só está ao alcance de alguns. Já pensou como seria bom se lhe oferecessem a possibilidade de sair da atmosfera terrestre? Em Portugal, há uma empresa que permite concretizar os sonhos espaciais dos portugueses. Os preços variam entre 15 mil e 20 milhões de euros, mas não estão apenas ao alcance dos milionários. Empresas como a Super Bock e a Renault oferecem estas viagens aos clientes e trabalhadores.
'A vida é bela', uma empresa de 'experiências inesquecíveis', proporciona aos clientes viagens desde o voo à fronteira do Espaço até ao voo sub-orbital, mas a própria empresa considera que estes são serviços destinados aos 'vips e muito ricos'. Ainda assim, António Quina, director-geral da empresa, disse ao PortugalDiário que 'estas experiências têm sido vendidas para diversas marcas, no âmbito de campanhas promocionais e de motivação'. Estas empresas sorteiam viagens pelos clientes e oferecem também aos trabalhadores mais empenhados. Nada melhor para motivar um funcionário do que proporcionar-lhe uma experiência que muitos ambicionam, mas poucos conseguem ter.
Uma das imagens mais marcantes do Espaço é a experiência de gravidade zero. A experiência, disponível no ultrasecreto centro de cosmonautas Yuri Gagarin, custa 15 mil euros. Um voo à fronteira do Espaço numa aeronave capaz de ultrapassar três vezes a velocidade do som custa 25 mil euros. " (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo pode ser lido na íntegra.

Nota: Para uma primeira aproximação às questões jurídicas suscitadas pelo Turismo Espacial, vide os estudos de Patrick Collins & Koichi Yonemoto Patrick, "Legal and Regulatory Issues for Passenger Space Travel", comunicação ao International Symposium on Space Law / International Astronautical Federation Congress, Melbourne, de 28 de Setembro a 2 de Outubro de 1998; de Michael Wollersheim, "Considerations Towards the Legal Framework of Space Tourism", comunicação ao 2.nd International Symposium on Space Tourism, Bremen, 21 a 23 de Beril de 1999 (ambos disponíveis in Space Future); e ainda de Lawrence D. Roberts, "Planning A Trip Into Space? Bring Your Lawyer Along For The Ride" in Ad Astra, National Space Society, Maio/Junho de 1998 (disponibilizado pelo The Archimedes Institute). É ainda de referir que os EUA já dispõem de regulação própria, aprovada pela FAA - Federal Aviation Administration / Administração Federal de Aviação, desde o final de 2006.