miercuri, 7 februarie 2007

"Autoridade da Concorrência inicia investigação aprofundada na aquisição TAP-PGA"

No Diário Económico, o jornalista Tiago Silva adianta que "[...] a Autoridade da Concorrência (AdC) vai iniciar uma investigação aprofundada sobre a operação de concentração que envolve a compra da Portugália (PGA) pela TAP.
Abel Mateus, que falava aos jornalistas à saída da comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional, adiantou que 'não foi prestada informação suficiente sobre a rota Lisboa/Porto', na qual as duas companhias operam sozinhas. 'É um processo com alguma complexidade, que eu antecipo que vamos passar a investigação aprofundada', referiu o presidente da Autoridade da Concorrência.
A operação de concentração que aguardava a aprovação de Abel Mateus era a compra da Portugália (PGA) pela TAP. A AdC está já, nesta operação, abrangida pelos novos limites de prazo de análise, impostos pela Lei das OPA. Por isso tinha 90 dias para analisar em caso de investigação aprofundada e mais 10 úteis dias de tolerância." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Actualização: Também no Diário Económico, o jornalista Pedro Latoeiro acrescenta que "
Hoje, o porta-voz da companhia garantiu que a TAP prestou as informações pedidas pela AdC, em duas ocasiões diferentes, desde a notificação do negócio, em Novembro de 2006.
'A TAP tem sempre afirmado que o funcionamento articulado entre as duas companhias na rota Lisboa/Porto vai permitir melhorar o produto, beneficiando o consumidor', afirmou o porta-voz, quando questionado sobre as dúvidas da autoridade relativas àquela rota.
'Mesmo em termos de preços, é preciso não esquecer que as companhias aéreas concorrem nesse percurso com outros meios de transporte, como os autocarros, os comboios e até a auto-estrada, pelo que não podem exagerar no preço, sob o risco de perderem passageiros para os outros modos', referiu António Monteiro.
"