vineri, 9 februarie 2007

"Apresentada YouTourist, a rede social para turistas responsáveis"

O Ciberia adianta que "Um projecto das Nações Unidas prevê a criação de uma agência de viagens online orientada para a ajuda aos países de terceiro mundo.
A YouTourist (brevemente disponível em youtourist.net) apresenta-se como uma rede de turismo social online, enquadrada dentro das metas traçadas pelos 'Millennium Development Goals'.
Atacar as causas sociais que originam a pobreza, a mortalidade infantil e a falta de acesso à educação e cuidados de saúde em países sub-desenvolvidos é o principal objectivo.
O projecto insere-se na Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, e pretende despertar as consciências dos viajantes, disponibilizando uma plataforma na Internet para troca de informação.
São ainda estabelecidas linhas orientadoras para governos, operadores turísticos, agências de viagens e para os próprios viajantes, que através deste suporte vão poder contactar entre si, trocar fotografias e vídeos.
O projecto, construído em parceria com a Microsoft e com um sistema de identificação desenvolvido pela WISeKey, é orientado pela perspectiva de utilizar a tecnologia como alavanca para desenvolver o potencial turístico em países em desenvolvimento, sobretudo no continente africano, que actualmente representa apenas quatro por cento do turismo mundial."

Nota: O Comunicado de Imprensa da OMT no qual assenta este texto está acessível, aqui.