luni, 9 iulie 2007

"Zona de Turismo de Guimarães promove turismo de Cidades Património Mundial"

Segundo o PressTur, "A Zona de Turismo de Guimarães (ZTG) vai oferecer noites na Pousada da Juventude de Guimarães aos residentes em Cidades Património Mundial, no âmbito do projecto 'Pousadas da Juventude, um passaporte para as cidades património mundial'.
Um comunicado da ZTG refere que a iniciativa decorre da sua associação à Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) e à Hostelling International, organismos reconhecidos pela UNESCO para este projecto.
O objectivo é promover os valores culturais das cidades património mundial, oferecendo aos residentes de uma cidade membro da OCPM a possibilidade de beneficiar de uma segunda noite grátis numa Pousada de Juventude no caso de grupos de dez ou mais pessoas ou uma terceira noite gratuita no caso de individuais.
A ZTG contou com o apoio da Movijovem através da Pousada da Juventude de Guimarães, para a inclusão de Guimarães neste projecto.
Além de Guimarães, também Ratisbona (Alemanha), Viena (Áustria), Valparaíso (Chile), Budapeste (Hungria), Guanajuato (México), Arequipa (Peru), Sighisoara (Roménia) e Berna (Suíça) passaram a integrar este projecto." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nota: Desde o início da década de '80, o Município de Guimarães assumiu ficar à margem das Regiões de Turismo, então criadas, pelo que à respectiva Zona de Turismo continua a aplicar-se o regime previsto no Código Administrativo de 1936-1940 (Artigos 117.º a 133.º), em tudo que não resultar incompatível com a Legislação posterior.