vineri, 25 mai 2007

"Zimbabwe: Assinado acordo de cooperação no dominio turístico"

De acordo com o AngolaPress, "Um protocolo de cooperacão no domínio turístico foi hoje assinado em Victoria Falls (Zimbabwe) entre os governos angolano e Zimbabweano, no decorrer do congresso sobre turismo, iniciado Quarta-feira.
Foram signatários do acordo, pela parte angolana, o ministro da Hotelaria e Turismo, Eduardo Chingunji, e, pela parte zimbabwena, o ministro do Turismo e Ambiente, Francis Nhema.
O acordo estabelece as bases gerais para a promoção e incremento da cooperação, no domínio do turismo, no quadro dos princípios da igualdade, benefícios mútuos e reciprocidade de vantagens.
Segundo rege o protocolo, as partes deverão facilitar o desenvolvimento e a preservação dos sítios herdados, promover o turismo cultural e estabelecer programas conjuntos para a produção de peças de artesanato.
Outra cláusula importante é que as partes deverão facilitar a realização de campanhas de 'joint marketing', através da promoção de exposições, feiras e outros eventos que impulsionem os seus sectores de turismo.
O estabelecimento de programas de formação no sector turístico e hoteleiro, cujos cursos deverão ser ministrados conjuntamente por docentes de uma e de outra parte, em instituições especializadas num e noutro país, também faz parte do protocolo.
Este acordo, válido por um período de cinco anos, automaticamente renováveis por iguais e sucessivos períodos, indica que as partes deverão estabelecer as modalidades para a colaboração entre as associações e organizações de turismo nos respectivos países.
O congresso sobre Turismo, em que Angola participa como convidada especial, termina hoje."