marți, 29 mai 2007

Ministra do Turismo quer desoneração tributária para o setor

Reportagem de CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio,

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta terça-feira que o setor também sofre com a valorização do real em relação ao dólar, e quer ser beneficiado com a desoneração tributária que o governo promete para as empresas exportadoras.
Marta disse que pretende marcar uma reunião com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para tratar do assunto e que hoje se reúne com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, também para abordar a desoneração do setor.
Segundo a ministra, o setor de turismo intensivo em mão-de-obra se beneficiaria de uma desoneração de bens no ramo hoteleiro, como a aquisição de equipamentos --camas, televisores, entre outros. "É uma questão de justiça. Se a indústria tem, o hotel também deve ter. Hoje, o setor emprega dois milhões de trabalhadores formais e seis milhões de informais", afirmou.

Pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a pedido do Ministério do Turismo, captou mudanças no humor dos empresários, principalmente do setor receptivo --a parte do turismo que recebe estrangeiros. Empresários ligados a este setor esperam por uma queda de 8,4% no faturamento do primeiro semestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado, em razão do dólar baixo.
Isso porque o setor receptivo fatura em dólar e depois converte os valores para real, o que se reflete na perda de faturamento. A maior parte dos empresários do segmento projeta também redução no total de funcionários no primeiro semestre. O segmento de transporte aéreo, por outro lado, é o mais otimista em relação ao aumento do faturamento neste primeiro semestre. Eles esperam por um crescimento de 22% em relação aos primeiros seis meses de 2006.