vineri, 29 august 2008

"Angola e Namibia perspectivam reforço da cooperação no domínio do turismo"

O AngolaPress revela que "Angola e a Namíbia perspectivam rubricar, até ao final deste ano, acordos de cooperação que permitam impulsionar o desenvolvimento da actividade turística nos dois países.
A fim de tornar realidade estes acordos, que se espera ser concretizados antes da realização do Campeonato Africano das Nações (CAN/2010), em Angola, equipas técnicas do Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola (Minhotur) e do Conselho Nacional de Turismo da Namíbia trabalharam esta semana na execução de planos de interesse comum. O enfoque dos trabalhos recaiu para as políticas de alojamento e aproveitamento do turismo nas áreas rurais.
De acordo com a técnica do Minhotur, Maria Nazaré Dias, que chefiou a delegação angolana, a Namíbia pode servir de exemplo no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos turísticos naturais e em tipologias de alojamento, quer em zonas urbanas, quer no campo. 'Observamos que a Namíbia está bem servida em termos de rede hoteleira. Nós saímos de um período de conflito armado, mas acreditamos estar no bom caminho para que possamos melhorar as condições de alojamento, bem como da própria actividade turística em si', disse em declarações à Angop.
Durante uma visita de seis dias, efectuada na Republica da Namíbia, a convite do Conselho Nacional de Turismo daquele país, a equipa de especialistas do Minhotur, que teve em vista o fomenta do intercâmbio turístico entre os dois países, marcou o seu programa de trabalho com deslocações em diversas áreas de interesse turístico.
Entre os sítios visitados destaca-se o Goche Ganas, uma reserva natural que apresenta inúmeras espécies animais, bem como um conjunto de cabanas para hospedagem que juntam o tradicional ao moderno, oferecendo camas luxuosas, ar condicionado, e outros atractivos decorativos.
Angola e a Namíbia mantêm um acordo relativo à isenção de vistos em passaportes diplomáticos, de serviço e ordinários dos cidadãos angolanos e namibianos que se desloquem para cada um dos dois estados vizinhos, mas apenas para uma estadia de 30 dias, renováveis por igual período." (As hiperligações foram acrescentadas)