miercuri, 17 octombrie 2007

"Operadores unem-se em federação"

Segundo o Notícias, "Os operadores turísticos moçambicanos passarão a estar unidos, a partir de princípios de 2008, em Federação de Hotelaria e Turismo de Moçambique, uma organização que visa defender os interesses da classe e promover a expansão da actividade turística, soube a AIM através de fontes do Ministério do Turismo.
Esta decisão foi tomada recentemente, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, durante um encontro que juntou associações de hotéis e de turismo das regiões sul, centro e norte do país, em que se fizeram presentes empresários representantes de quase todas as províncias, em especial as de Manica, Sofala e Zambézia.
'Os participantes consideraram pertinente a criação desta federação, pois vai funcionar como interlocutor capaz de representar os interesses do sector privado, a nível nacional, na área de Hotelaria e Turismo', refere um comunicado do encontro.
Para o efeito, eles criaram uma Comissão Instaladora, constituída por seis empresários das três regiões do país, para colher as sensibilidades das associações provinciais de hotelaria e turismo e, no prazo de noventa dias, apresentar uma proposta de Estatutos da futura federação.
Também, foi já aprovado o Código de Conduta a ser observado pelas empresas e operadores turísticos nacionais, o mesmo que será também aplicável a entidades estrangeiras a operar neste sector, no país.
A presidência da Comissão instaladora ficou nas mãos de Quessanias Matsombe, que representa as associações da região sul.
O evento foi presenciado pelo Ministro moçambicano do Turismo, Fernando Sumbana, que se encontrava na província de Cabo Delgado no âmbito da semana comemorativa do Dia Internacional do Turismo, que se assinalou em 27 de Setembro último. Estiveram ainda presentes membros do Sindicato Nacional de Hotelaria, Turismo e Similar, em representação dos trabalhadores do sector." (A hiperligação foi acrescentada)