luni, 22 septembrie 2008

"Fórum Europeu do Turismo define metas para enfrentar actual conjuntura"

No Publituris, a jornalista Sónia Gomes Costa dá conta que "Um estudo sobre a motivação dos turistas europeus que ajude os mercados a adequarem a oferta turística ao actual cenário económico, assim como a aposta no turismo sénior (um mercado potencial de 100 milhões de pessoas), foram as principais conclusões do 7º Fórum Europeu do Turismo, que decorreu em Bordéus, entre os dias 18 e 19 de Setembro, no âmbito da Presidência Francesa da União Europeia.
'A oferta turística europeia: qualidade e sustentabilidade face às novas tendências' foi a temática deste encontro cuja abertura esteve a cargo de Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo (SET). Segundo declarações do SET à agência Lusa, os responsáveis europeus debateram também em Bordéus formas de atrair turistas dos mercados da Índia e da Ásia Oriental, como o Japão, Coreia do Sul e China, 'que registam as maiores taxas de crescimento do mundo'. 'É preciso um plano para não perder estas oportunidades dos mercados emergentes com milhões de pessoas', considerou.
'Estamos a tentar prevenir quaisquer quebras na procura turística em consequência da actual situação económica sendo proactivos juntos dos operadores dos nossos principais mercados e das companhias de aviação low-cost', declarou Bernardo Trindade à Lusa. Na ocasião destacou ainda a campanha no Reino Unido 'com companhias de aviação e agências de viagem, que representa um investimento de 800 mil euros, metade dos quais assegurados com verbas das próprias empresas'. Mais salientou à agência noticiosa que 'se não acreditassem em Portugal, estas companhias não poriam verbas próprias'."