vineri, 7 decembrie 2007

"Indemnizações pedidas pelas agências de viagens às companhias aéreas atinge os 8,5 milhões de euros"

Nos termos de um artigo da jornalista Marina Conceição, publicado no Diário Económico, "Os pedidos de indemnização da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) às companhias aéreas estrangeiras chega aos 8,5 milhões de euros.
As agências de viagens reivindicam o pagamento de comissões sobre os preços finais dos bilhetes de avião vendidos. De um momento para o outro, as companhias de transporte aéreo decidiram deixar de pagar essa comissão com todas as taxas incluídas, tal como acontecia.
Segundo o presidente da APAVT, João Passos, à Lufhtansa foi pedida uma indemnização de 2,6 milhões de euros, 1,6 milhões à Air France, 2,6 milhões de euros à British Airways (BA), 1,6 milhões Ibeira e 140 mil euros à KLM.
Depois de a Iberia ter sido condenada a pagar o valor da indemnização, a companhia espanhola decidiu recorrer da sentença. Em relação à Lufthansa, já decorreu a primeira sessão e o processo da BA vai começar em Janeiro. Os processos da Air France e a KLM são os únicos que ainda não avançaram.
As companhias aéreas portuguesas TAP e PGA conseguiram acordar um valor da comissão a pagar aos agentes de viagens. A comissão é de 1% sobre o preço do bilhete de avião vendido.
João Passos mostra-se confiante. 'Estou optimista. A APAVT vai continuar a ganhar os processos em Portugal porque a Iberia abriu um precedente', disse à margem do XXXIII Congresso da APAVT a decorrer em Búzios." (As hiperligações foram acrescentadas)